Paradise Mangás
Bem-vindo ao Otakulândia, se não é registrado se registre para poder usufruir de conhecimento, diversão e fazer muitos amigos, se já é registrado faça o login e entre para esse fantástico mundo chamado Otakulândia!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Paradise Mangás
Bem-vindo ao Otakulândia, se não é registrado se registre para poder usufruir de conhecimento, diversão e fazer muitos amigos, se já é registrado faça o login e entre para esse fantástico mundo chamado Otakulândia!
Paradise Mangás
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O paraíso de mangás.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Comida espanhola

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Comida espanhola Empty Comida espanhola Qui Jun 23, 2011 6:42 pm

Kate

Kate
Administrador
Administrador

A comida espanhola tem uma boa reputação no mundo todo. Portanto, não deixe de experimentar os tapas, a Paella, gazpacho (uma sopa gelada feita de pão, alho, tomates, pepinos e pimentões), chorizo (lingüiça, temperada com alho e páprica), guisado, sopas, feijões, frutos do mar e as carnes.

Os tapas, também chamados de pinchos, são petiscos ou pequenos pratos inventados na Andaluzia, para acompanhar o xerez, que é um vinho fortificado. Como os garçons tinham o costume de tampar os copos de bebidas com um pires por causa das moscas, começou-se a servir, nesse pires, pedaços de queijo ou azeitonas para acompanhar a bebida. Hoje há uma grande variedade de tapas, como camarões, calamares fritos, almôndegas, entre outros.

A paella, o prato mais famoso espanhol, é feito numa frigideira rasa e grande, no forno de lenha. O arroz é temperado com açafrão e é cozido com frutos do mar, frango, coelho, carne de porco, tomate, pimentão e feijão seco e fresco.

Alguns pratos para nos, brasileiros, podem parecer exóticos, mas vale a pena experimentar todos que puder e tiver coragem para fazê-lo!

Cada região tem sua especialidade. No norte, por exemplo, existe a Fabada, que lembra a feijoada brasileira. Combina feijão e carne de porco, e algumas vezes, carne de boi. Além da grande variedade de pratos com carne de porco, a região norte tem diversos pratos de frutos do mar e peixes. As Angulas sã enguias cozidas com azeite, alho e pimenta. Região rica na variedade de queijos também, como o Cabrales e Picon, com sabores bem fortes. Ainda é a região produtora dos melhores vinhos do país, como o Albariño e Viña Costeira.

Já no leste a cozinha foi influenciada pelos romanos e mouros. Inclui misturas doces e saborosas, como mariscos, camarões, frango e muita pimenta. A paella é típica desta região, assim como as frutas cristalizadas.

Na região central o prato mais famoso é o Cocido Madrileño, que é um cozido de carne, frango, presunto, bucho de porco, grão de bico, repolho e chouriço. Primeiro toma-se o caldo como sopa, e o restante é servido como outro prato. Muitos pratos são a base de batatas, frango e cabrito.

No sul há predominância do Gazpacho, peixes, legumes e frutas. As sobremesas também são destaque, como o Tocino de cielo e os roscones, biscoitos amanteigados cobertos com canela e amêndoas.

Nas ilhas há uma grande variedade de pratos a base de frutos do mar e legumes. As bebidas mais famosas são o rum, gim, licor de ervas e conhaque.

GASPACHO



Gaspacho é uma sopa fria à base de vegetais hortícolas, com destaque para o tomate, o pepino e o pimento, muito popular no sul de Espanha (nomeadamente, na Andaluzia, na Estremadura, em Múrcia em Castela-La Mancha e no País Valenciano), no sul de Portugal (Alentejo e Algarve), bem como no México e outros países centro-americanos. É geralmente produzido e consumido no verão.

É um prato que permite o uso de diversos ingredientes criando variações que vão desde receitas picantes até algumas mais suaves.

Em Portugal, o gaspacho é oriundo das regiões do Alentejo e do Algarve. Normalmente, não é integralmente triturado, sendo apenas efectuado o corte dos ingredientes em pedaços relativamente pequenos, aos quais se adiciona o pão (alentejano ou algarvio), em pedaços ligeiramente maiores, no final, antes do tempero com azeite, vinagre e sal a gosto. Para que fique mais frio, é comum serem adicionados cubos de gelo.

As receitas espanholas, geralmente, são preparadas através da trituração integral de todos os ingredientes, ficando o preparado final com aspecto de um puré cremoso rosado. São conhecidas em Portugal pelo nome de "Gaspacho à andaluza".

TORTILLA ESPANHOLA



A tortilla espanhola (ou tortilha em português) é uma espécie de omelete, feita com ovos e batatas fritas. É comum levar cebolas, dependendo da região onde é feita.

As batatas devem cozinhar lentamente primeiro no óleo ou azeite de oliva, para que enxarquem e amoleçam, dando a consistência ideal para o prato.

PAELHA



A paelha (em castelhano, catalão e no Brasil paella) é um prato típico da gastronomia de Espanha que tem as suas origens na comunidade de Valência, por isso em Portugal frequentemente é conhecida como arroz à valenciana.

Nasceu da união de vários alimentos característicos da região: arroz, frango, coelho, garrofó, tabella e ferraura - variedades autóctones de feijão -, tomate, azeite e açafrão que da o color amarelo característico do prato. Ocasionalmente pode se adicionar alcachofras e caracois, alguns também adicionam ervilhas.

Na costa e no Brasil, a paelha é um prato baseado em frutos do mar, tendo como ingrediente principais o arroz e o peixe, podendo levar: choco, lula, camarão, lagosta e mexilhão. Tradicionalmente cozinhada em um fogão de lenha numa "paelha" ou "paella" que é uma frigideira sem alça, de um diâmetro mínimo de 30 cm e de pouca profundidade.

Glossário

Anis

Planta umbelífera que apresenta sementes de tons marrons, utilizadas em algumas cozinhas, como a andaluza.

Cachelo

Batata galega de pele lisa e polpa branca.

Capão
Galo castrado que se engorda com milho. São famosos os capões de Villalba (Lugo), onde todo dia 19 de dezembro realiza-se uma feira em sua homenagem.

Farsa

Recheio, mistura preparada para servir de recheio num prato.

Galiano

Torta de pão ázimo, muito utilizada na cozinha tradicional manchega, especialmente para o gaspacho manchego e para sua versão alicantina, o gaspacho de peixe.

Nabiças

Folhas e talos tenros das folhas do nabo.

Papas

Batatas.

Unto

Banha de porco, geralmente rançosa.

Amassar

Esmagar um produto no pilão.

Banho-maria

Tipo de cozimento em que se coloca a panela com o preparado dentro de outra cheia de água, que vai ao fogo ou forno.

Calda de açúcar em ponto de bala

Despeje um pouco de calda numa xícara com água fria. Tente juntar esta calda com os dedos – se conseguir, é porque está no ponto. Caso se formem fios, é preciso continuar a ferver a calda.

Diluir

Dissolver as partes de alguns corpos por meio de um líquido.

Encalhar Termo usado em referência a legumes que não amaciam durante o cozimento.

Escachar

Modo de cortar a batata, introduzindo a lâmina da faca até metade do corte, utilizando-a, então, como alavanca, para cortar a batata. Método usado para engrossar os ensopados.

Escumar

Retirar a espuma de um ensopado. O mais prático é fazê-lo com uma escumadeira.

Faca aguçada

Faca pequena, de lâmina curta, com ponta bem afiada. Muito usada para descascar legumes e verduras.

Feijão de grão tenro (tavella)

Hortaliça de aspecto parecido ao de um feijão, com a vagem amarela. Tem uma semente bastante desenvolvida.

Feijão de lima (garrofón)

Legume de aspecto idêntico a um feijão-branco, largo e achatado.

Gofio

Farinha grossa de grãos de milho, trigo ou cevada, tostados e moídos. Come-se muitas vezes açucarada, misturada com leite, no café-da-manhã. Ingrediente de sopas, doces e todo tipo de pratos de origem mais humilde.

Lacão

Peça de carne formada pelo pernil do porco, que costuma ser curada em salmoura. Antes de cozinhá-la, convém deixar de molho por alguns dias.

Ligar

Juntar ou integrar os ingredientes de um molho ou preparado.

Pimenta vermelha

Chama-se assim, nas Canárias, a todas as variedades de pimentões secos desta cor. Inclui tanto os pimentões doces quanto os picantes.

Peixe miúdo

Nome dado ao peixe miúdo, usado apenas para dar sabor aos caldos.

Pimentão (ñora)

Pimentão seco e pequeno, muito utilizado na cozinha murciana. É usado seco ou então, depois de ter ficado de molho, pode-se raspar sua polpa com uma colher.

Ramalhete

Bouquet garni. Ramalhete de ervas aromáticas, que se incorpora ao preparado, atadas por um fio para que possam ser retiradas quando necessário.

Retirar a gordura

Retirar a gordura que flutua na superfície de um guisado, passando uma colher por cima do molho, enquanto se mantém a panela no fogo.

Unir

Ligar, mexendo os ingredientes de um preparado ou um molho.

https://paradisemangas.forumeiros.com

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos